Quanto tempo dura um processo de aposentadoria?

A Lei diz que ele deve ser analisado entre 30 e 60 dias, se a documentação que você apresentar estiver completa. Mas, dado ao número de pedidos esse prazo costuma ser maior.

Alguns juízes têm decidido que 180 dias é o prazo máximo que o INSS deve responder a um pedido de aposentadoria.

Se o seu processo estiver parado por mais de 30 dias você pode interpor um Mandado de Segurança, pedindo para o INSS agilizar o processo. Após isso, sua aposentadoria é deferida ou negada.

Se negada você pode entrar com um recurso administrativo ou processo judicial, para reconhecer períodos que o INSS não considerou.

Se optar por um recurso administrativo a análise dele deve demorar um a 2 anos. Caso seu recurso seja negado, você ainda pode entrar com um processo judicial. Às vezes vale a pena entrar direto com um processo judicial no lugar do recurso administrativo.

Se optar por um processo judicial ele deve demorar de um a 5 anos. Tanto você quanto o INSS podem recorrer ao STJ ou STF e a análise pode demorar de 5 a 10 anos.

Você não precisa esperar todos os recursos para começar a receber sua aposentadoria, mas só receberá os atrasados depois do julgamento dos recursos, se eles forem favoráveis.

Muitas aposentadorias são negadas por falta de provas ou mesmo porque o INSS deixou de considerar alguns direitos.

Por isso, mesmo que você possa dar entrada sozinho em sua aposentadoria é importante contar com o auxílio de um advogado especialista para que o caminho até o esperado benefício não seja tão longo quanto já é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *